"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. "
(Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Reformulação do currículo das escolas públicas

Nosso encontro aconteceu na Escola Parque da 307/308 Sul para discussões acerca da reestruturação do currículo das escolas públicas. O encontro reuniu professores de língua portuguesa e de língua estrangeira com o objetivo de dialogar sobre a reestruturação curricular com base nas novas diretrizes do MEC.
Inicialmente, houve uma explanação sobre o ensino de línguas estrangeiras na UNB, especificamente o espanhol, francês, inglês e japonês, e sobre a formação lingüística nessas áreas de estudo. Essa discussão sobre o processo de reestruturação curricular começou em 2004 e 2005 no âmbito do corpo docente e discente da área de letras.
Em seguida, ouvimos algumas colocações da Profª Jane. Segundo ela, "A educação é um vírus, quem vive pela educação já está doente de amor."
O conceito de currículo é "lugar onde se corre", e curiosamente aparece na obra de Bobblit com o significado de planificação do ensino. Segundo Jane, para serem coerentes, os currículos deveriam permitir o curso de vida ou a construção de uma trajetória única. Sabemos que nem tudo que está no currículo deve ser para sempre e se o mundo evolui, a mudança também se faz necessária para o currículo.
Temos ainda muitos caminhos a percorrer nessa discussão, logo outros encontros acontecerão para construção do novo currículo.
"Nascemos para aprender;
Nascemos para descobrir;
Nascemos para conhecer as leis da natureza, respeitar a lógica do vivente;
Nascemos para organizar, conectar, associar e classificar;
Nascemos para criar sentido, ancorar;
Nascemos para escolher, por conseguinte, nos engajarmos e decidir;
Nascemos para inovar, criar, imaginar, diferenciar;
Nascemos para trocar, interagir, entrar em reciprocidade." (Hélene Trocme - Fabre 2005)

Nenhum comentário: