"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. "
(Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão)

quinta-feira, 12 de junho de 2008

A língua como prestígio ou estigma

No encontro de hoje ficou claro em nossas discussões que o professor de língua portuguesa precisa repensar sua prática pedagógica. Somos professores de língua materna, a mesma falada pelos nossos alunos, por esse motivo, se eles sabem se comunicar como podemos dizer que não sabem o português? Nossos alunos sabem o português, o que acontece é que eles usam apenas uma variação da língua.
Existe uma constante avaliação social que atribui prestígio ou estigma às diferentes falas. O que percebemos é que quanto maior é o letramento, mais a fala se aproxima da linguagem padrão; por outro lado, quanto menor é o letramento mais estigmatizada se torna a fala do indivíduo.
Na prática, enquanto a elite possui o domínio da língua considerada politicamente correta, a periferia é vista como aquela que fala erroneamente.
A função da escola Pós-Moderna é a de incluir nossos alunos no maior nível de letramento possível. Eles precisam conhecer a modalidade de língua considerada padrão, pois essa é a chave para um futuro melhor.
Mas a escola não pode continuar com um discurso tradicionalista, em que o professor fala 85% e ao aluno resta apenas 15%. Está na hora de equilibrar essa fala, de tornar a escola verdadeiramente interativa. Trabalhar de forma interdisciplinar é uma forma de envolver o aluno e toda equipe de professores e assim, tornar as aulas mais atraentes e mudar a cara da escola.

"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" Piaget

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