"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. "
(Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão)

terça-feira, 27 de maio de 2008

Encontro com o escritor

No nosso primeiro encontro com o escritor, tivemos a companhia de dois grandes nomes da literatura infanto-juvenil, André Neves e Jonas Ribeiro.

André Neves nasceu em Recife e mora em Porto Alegre. Formado em Relações Públicas, começou a estudar Artes Plásticas em 1995. Desde então, atua como escritor e ilustrador de suas obras e de outros autores. É arte-educador e promove palestras e oficinas sobre Literatura Infantil e Juvenil.
Jonas Ribeiro é formado em Língua e Literatura Portuguesa pela PUC/SP. Participa de vários projetos de incentivo à leitura e já percorreu mais de 648 escolas das redes pública e particular; contando histórias, ministrando cursos e divulgando seus livros.

Os dois são amigos e já publicaram livros juntos. Durante o fórum, Jonas Ribeiro contou algumas de suas histórias de forma dinâmica e interativa, utilizando a linguagem corporal e a palavra, contextualizando o cotidiano popular para dar vida às personagens de alguns de seus livros.
André Neves falou sobre as ilustrações dos seus livros, ressaltou que a ilustração é componente fundamental de uma história, ela é um auxiliar visual didático, uma verdadeira interação com o texto escrito.
Contar histórias é levar a criança e o adolescente a um mundo além da imaginação. Uma história bem contada pode despertar no aluno a vontade de ler um livro e quem sabe até de ir em busca de outras histórias que o faça viajar para outros mundos.

Nenhum comentário: