"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. "
(Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão)

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Letramento

"O ato de ler e escrever deve começar a partir de uma compreensão muito abrangente do ato de ler o mundo, coisa que os seres humanos fazem antes de ler a palavra. Até mesmo historicamente, os seres humanos primeiro mudaram o mundo, depois revelaram o mundo e a seguir escreveram as palavras." (Paulo Freire)

Hoje ocorreu nosso segundo encontro no Curso Alfabetização e Linguagem. Compartilhamos a leitura "Procura da Poesia" de Carlos Drummond de Andrade, feita pela professora Tamar. Foi o momento de ouvir, emocionar-se e refletir... Foi um bom começo para este segundo encontro.

Em seguida, foi realizada uma dinâmica. Cada professora recebeu um pequeno papel, sem saber o que estava escrito. Os papéis estavam divididos em dois grupos: de um lado, "objetos que tinham a falta de um acessório", de outro lado, "os acessórios que completavam esses objetos". Exemplificando: Alguém retira a seguinte frase "Eu sou a mala sem alça", enquanto outro retira "Eu sou a alça da sua mala". Aos poucos nós encontramos nossos pares e fomos nos abraçando. Descobrimos que é muito bom caminharmos juntos no ato de ensinar e que esse tipo de interação também pode ser levada para a sala de aula.

Retomando o texto "Celulares _ Só faltam dominar o mundo" do encontro anterior, fizemos um levantamento de quantas atividades são possíveis de serem trabalhadas com nossos alunos. Comprovamos que através de um simples texto, podemos planejar um trabalho que pode até durar meses e o que é melhor, um trabalho interdisciplinar. Eis algumas atividades propostas: dramatização e ilustração (Artes); revolução industrial, inclusão digital e história do celular (História); questões estilísticas, ortografia, variações lingüísticas, intertexto, estrutura narrativa e tipologia textual (Língua Portuguesa); inteligência artificial, tecnologia (Ciências) e ainda comportamento (Religião).

Para tornar o trabalho mais atraente, podem ser exibidos filmes que completam o assunto, fazendo com que os alunos tenham uma visão crítica a respeito do domínio da máquina sobre o homem. Como é enriquecedor quando trabalhamos em conjunto. Através da troca de experiências e idéias chegamos a uma ampla lista de atividades que levam nossos alunos a entender o texto, desenvolver a linguagem, ampliar o conhecimento de mundo e interagir em sala de aula.

Terminado este tema, partimos para um reunião em pequenos grupos, com a proposta da leitura do texto "Letramento: Você pratica?". Depois das discussões no âmbito de cada pequeno grupo, fizemos uma discussão maior com o grupo todo. Através dessas discussões conseguimos entender o significado da palavra "letramento" que vem sendo usada há alguns anos no setor educacional.

O vocábulo "letramento" surgiu mediante a constatação de muitos estudiosos "de que não basta apenas o saber ler e escrever, necessário é saber fazer uso do ler e do escrever, saber responder às exigências de leitura e de escrita que a sociedade faz."

Quando um indivíduo se apropria da leitura e escrita dizemos que ele está alfabetizado, por outro lado, o uso social que ele faz desse conhecimento chamamos de letramento. Podemos concluir que alfabetização e letramento estão intrinsicamente ligados, pois a alfabetização é um processo contínuo e a esse mesmo processo denominamos letramento.

Não significa que todo indivíduo alfabetizado, seja letrado; por outro lado, um adulto analfabeto pode ser letrado. Parece até uma controvérsia, mas na realidade existem pessoas que mesmo alfabetizadas não são capazes de pôr em prática o uso do conhecimento adquirido. Em contrapartida, mesmo um adulto que não saiba ler e escrever pode fazer uso da escrita através de um escriba que registra aquilo que ele dita.

A alfabetização com a prática do letramento requer do educador uma reflexão crítica sobre sua prática educativa, para isso mudanças de paradigmas e aquisição de novos aprendizados se fazem nessárias.

No que diz respeito a aquisição de novos aprendizados, quero encerrar dizendo que este curso vem somando uma parcela de contribuição ao nosso trabalho. E acredito que ao longo de todo curso reconstruiremos algumas práticas educativas.
















Um comentário:

Professora Tamar Rabelo disse...

Amei o seu texto sobre letramento e adorei os textos iterativos que você postou ao lado.

Seu blog está maravilhoso. Continue assim.

Beijo

Tamar