"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. "
(Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão)

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Olhar com outros olhos

Como é difícil treinar nossos olhos para perceber o que está implícito seja numa figura, num texto ou quem sabe até no olhar de uma pessoa.
Digo isso porque hoje em nosso encontro tivemos a oportunidade de realizar algumas atividades com textos escritos, textos que nos levavam a pensar que se tratavam de um "objeto x" ou um "sentimento y" e que na realidade não tinham nada a ver com o que pensávamos. Ou que pudesse falar de todas as hipóteses ao mesmo tempo. É o que já disse: treinar os olhos para ver o que está "por trás".
Até mesmo algumas imagens podem nos mostrar uma ilusão de ótica. Imagens podem ser interpretadas, vistas por olhos atentos, uma imagem pode transformar uma figura de acordo com o que se quer ver.
Assim são as pessoas, assim são nossos alunos. Podemos olhar dentro de seus olhos e tentar interpretá-los. Tentar entender porque apresentam dificuldades na aprendizagem. Muitos deles escondem dentro de si uma história difícil de vida que os impediram de vencer nos estudos. Apresentam dificuldades que a escola não consegue descobrir, porque a maioria dos profissionais não foram treinados para olhar para eles com outros olhos.
Pois então, vamos olhar para suas "janelas da alma". O olhar triste de um jovem nos mostra quando ele precisa ser decifrado. Uma atenção para esse olhar pode fazer a diferença. Ele espera que alguém o retire desse abismo e traga-o à luz da aprendizagem.
Vamos treinar nossos olhos para ver o que está "por trás" de tantos problemas de aprendizagem e isso só será possível se unirmos o ato de ensinar com o ato de amor, carinho e atenção.

3 comentários:

Lucilene Junqueira disse...

Elisete, adoro ler o seu blog. Está demais! Primeiramente quero cumprimentá-la pelo dia do professor, com certeza cada vez mais seremos reconhecidos pelo nosso trabalho, este é o desejo de todos nós, não é? Olha, gostaria que você me explicasse como fazer para colocar estas imagens, se você puder é claro, entendo muito pouco de computador e precisaria que você me ensinasse os passos. Meu e-mail é junqueiralucilene@hotmail.com Beijos

Luzia disse...

Realmente, Elisete, alcançaremos melhores resultados com os nossos alunos quando deixarmos de vê-los como meros alunos e passarmos a percebê-los como seres humanos.
Seu blog é bem atrativo. Sinto amor em cada cantinho dele.
Beijos.
Luzia

www.linguagemeinteracao.blogspot.com disse...

Oi Elisete,
Também sinto saudades de você, aliás do grupo que iniciou o curso. É muito prazeroso acessar o seu blog. Estava lendo este texto sobre o olhar e refletindo sobre nossa atitude de distanciamento das pessoas, dificilmente paramos para olhar nos olhos, ouví-las.
Mas especificamente sobre esta aula pude perceber que cada um tem seu ritmo. Algumas de nós percebemos de imediato o que estava 'por trás' da imagem, outras não conseguiam ver além do que estava sendo apresentado, precisavam de mais tempo, de orientações.
O que você acha de nos fazer uma visita. Até mais.
Beijos, Vanessa.