"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. "
(Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão)

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Redação feita por um aluno em sala de aula




Em um de nossos encontros do curso, lembro-me quando fizemos a leitura do Texto: "Celulares, só faltam dominar o mundo" de Antônio Brás Constante. Percebi imediatamente que os alunos adorariam ouvir essa história, pois trata-se de um assunto atual e de que eles gostam muito, o celular e suas novas tecnologias.
Durante o 2º bimestre na escola CEF 08 de Taguatinga estava trabalhando com redação, quando refleti sobre qual tema usaria para despertar o interesse dos alunos. Levei para sala de aula a leitura desse texto e fizemos umas questões de interpretação nas primeiras aulas. Após as questões, debatemos o assunto. Enfim, para encerrarmos, fiz a seguinte proposta.
"Depois de ler o texto: Celulares, só faltam dominar o mundo", agora é a sua vez de soltar a imaginação. Conte uma história em que os celulares conseguiram dominar o mundo. Como os humanos sairiam dessa situação?
Abaixo apresento uma das histórias entre tantas outras criativas que li.

REDAÇÃO: OS CELULARES

Hoje dia 7 de junho de 3005, o celular conseguiu dominar o mundo, mas isso é uma longa história que vou contar agora.

Depois que nós humanos conseguimos fazer a AI (Inteligência Artificial) o celular, pegou muitas informações importantes. Ele comunicou com outro celular, que era de uma pessoa que construía robôs.

E fez com que os celulares tivessem acesso ao satélite para dominar os robôs, e com isso os robôs pegavam as pessoas e colocaram em cadeias e jaulas como prisioneiros.

O celular Chefe dava ordens para as pessoas brigarem entre si como na era antiga, até que uma pessoa fosse à morte.

Eles só não conseguiram me pegar porque estou em um lugar subterrâneo onde ninguém pode entrar, e estou construindo armas e carros fortes para combater as máquinas.

Finalmente terminei e eles estão quase me achando. Minha proposta é invadir o Gabinete do Presidente e desligar os robôs com isso vou ganhar tempo e destruir o satélite e os celulares.

Agora dia 9 de junho de 3005, vou sair do meu esconderijo e invadir!

- Droga tem muitos robôs e muitas pessoas mortas,

- Socorro! Socorro!........

Esta história foi reconstituída em fatos reais.

Tirada de um diário perdido em 9 de junho de 3005,
onde aconteceu a rebelião do celular.

Lucas Moraes Aluno da 6ª E do CEF 08

3 comentários:

Lucilene Junqueira disse...

Elisete, estou adorando o seu blog, menina! Está muito lindo.Foi ótimo você ter postado esta redação do seu aluno, é muito bom ouvirmos as histórias que eles produzem em sala. Também gostei muito desse texto sobre os celulares, é um assunto bastante atual e por isso eles se interessam tanto. Estou sentido muita falta da sua alegre companhia. Espero que esteja gostando do novo horário e vamos nos comunicar por aqui, nao é mesmo?
Beijos saudosos
Lucilene

Professora Tamar Rabelo disse...

Adorei o intertexto. Nós temos alunos fantásticos, devemos aproveitar essa capacidade.
Bj.
Tamar

Antonio Brás Constante disse...

Olá jovem Elisete,

É muito gratificante saber que uma de minhas pérolas textuais está podendo servir como ferramenta de aprendizado. Parabéns pelo trabalho que vcs estão desenvolvendo aí em Brasilia.

Grande abraço.

Antonio Brás Constante

P.S: Caso queira ler outros textos de minha autoria podes acessar o site: www.recantodasletras.com.br/autores/abrasc