Do ponto de vista do estudo das variedades linguísticas, o livro nos mostra que a língua portuguesa não tem uma forma única e acabada. Que a escola ensina uma das variedades da língua considerada a "padrão", mas que existem outras variedades de língua cujo uso é influenciado por vários fatores: região em que o falante vive, situação em que é utilizada, faixa etária, nível de escolaridade e também a intenção. A forma como essas variedades são estudadas deixa claro que não deve haver o preconceito linguístico em relação aos diversos falantes de língua portuguesa.
Os textos são variados desde contos em prosa e em poesia, até mesmo notícias, textos instrucionais, diálogo argumentativo, história em quadrinhos, letras de músicas, além de estudo de gráficos, pinturas e fotos. A interpretação de tais textos instiga os alunos a pensarem sobre as questões e dialogarem sobre a possibilidade das respostas. Além de desenvolver a escrita dos alunos também têm propostas de atividades orais.
O livro também trabalha com a intertextualidade, pois ao mesmo tempo que coloca para os alunos uma "notícia, por exemplo", com toda sua forma de apresentação e linguagem própria, logo em seguida aparece uma "notícia em forma de poema", para mostrar que um gênero textual nem sempre aparece de forma única.
A gramática é contextualizada, ela é sempre estudada sobre o ponto de vista do texto e nunca em palavras soltas ou com exercícios repetitivos.
O livro é muito bem ilustrado com belas figuras e fotos que o tornam mais gostoso de ler e estudar. Logo ao final do volume encontramos as sugestões de filmes, canções e livros onde podemos buscar mais informações sobre cada assunto estudado.