"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. "
(Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão)

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Discussão acerca do termo Letramento


Hoje, 10 de julho de 2008, aconteceu na escola uma avaliação pedagógica com todos os professores para encerrar o 1º semestre. Eu e minha colega Nelmara, da escola Centro de Ensino Fundamental 14 de Taguatinga, nos reunimos com o objetivo de preparar um debate reflexivo sobre o termo Letramento, abordando aspectos gerais.
Na escola houve um delicioso café da manhã e logo após a avaliação, reunimo-nos na biblioteca da escola preparadas com retroprojetor. Antes mesmo de debatermos o assunto, fizemos um esclarecimento sobre como funciona o curso do CEFORME e por quê motivo promovemos tal debate. Em seguida, propusemos uma atividade: um ditado de algumas palavras com um alto grau de dificuldade para o grupo tentar escrever.
A conclusão dessa atividade foi de que mesmo apresentando dificuldades na escrita de algumas palavras não significa que a pessoa não seja alfabetizada. Isso acontece com nossos alunos, palavras desconhecidas eles costumam errar. Fazer uso da Língua Portuguesa não é fácil.

Debate: Qual a concepção dos professores sobre Letramento antes e depois do debate?
Algumas declarações:
__ Eu acho que Letramento é quando a criança lê e entende aquilo que está lendo, ou seja, interpreta. (professora de matemática)
__ Existe uma diferença entre alfabetizado e letrado, nem todo alfabetizado é letrado, nem todo letrado é alfabetizado. (professora de Língua Portuguesa)

Depois de tais declarações fizemos algumas colocações.
O termo Letramento apareceu em 1986, mas entrou em desuso durante muito tempo. Atualmente voltou a ser usado, porém com outra conotação. Letramento é conhecer a escrita e a leitura e fazer uso desses recursos no dia-a-dia.
Questões que foram debatidas.
Vocês acham que a escola é essencial para o Letramento?
__ Acreditamos que a escola é a mediadora desse conhecimento, porque ainda, por exemplo, que a Internet e outros meios de comunicação coloquem o conhecimento à disposição de todos, cabe a escola preparar o indivíduo para questionar e ser crítico com toda informação que recebe.
__ A educação a distância veio para revolucionar o ensino, por outro lado todos percebemos o quanto a figura do professor faz falta para retirar as dúvidas que só serão esclarecidas com a presença mesmo do docente.
__ Existem relatos médicos de que pessoas procuram informações pela Internet para se automedicarem e a maioria das vezes isso tem causado transtorno às pessoas, pois acham que podem fazer isso sem o contato com o médico.
__ Todos os recursos tecnológicos devem ser aceitos pela escola para ajudar no processo de ensino-aprendizagem, sem nunca excluir o trabalho do professor.
__ A escola tem que evoluir para socorrer os alunos que utilizam a mídia e outros recursos sem nenhum posicionamento crítico.
__ Nossos alunos têm usado a linguagem de Internet também em sala de aula e isso é uma influência negativa do uso inadequado dos recursos tecnológicos, por isso, precisamos incluí-los em um certo nível de letramento para saber diferenciar o uso da linguagem de acordo com cada momento.
__ Daí a importância do nosso papel como professor-letrador.

O letramento é mesmo importante?
__ Acreditamos que sim, pois não adianta alfabetizar o aluno sem ele colocar em prática o que aprendeu.

Essa reflexão auxiliou em algum aspecto sobre o problema do rendimento?
__ Esse debate nos ajudou a expor algumas das angústias que nós professores temos quando pensamos em ensinar nossos alunos num mundo onde tudo é atraente e a escola para eles é tachada de chata.

Quais a sugestões de intervenções feitas a partir da reflexão sobre Letramento?
__ Através da variedade textual, da contextualização do ensino.
__ Não ensinar apenas para aprender aquilo que é obrigação do currículo, mas ensinar para a vida.

Quais as dificuldades encontradas para realizar esse trabalho?
__ Resistência dos professores para aprender e pôr em prática o que é novo. Falta de treinamento adequado na formação do professor.
__ Existe uma parte teórica bonita, mas a resistência para trabalhar de outra forma é grande.
__ Alguns professores nem entraram na biblioteca (local onde foram feitas as discussões) porque não estavam afins de ouvir qualquer coisa.

O estudo trouxe alguma contribuição para o grupo?__ Certamente que sim, pois discussões desse tipo sempre devem acontecer na escola.

Esse momento foi muito enriquecedor. Confesso que inicialmente estava achando isso uma grande bobagem que ninguém iria se envolver nas discussões, pois aconteceu exatamente o contrário.

Um comentário:

Unknown disse...

Fazer uso prático da lectoescrita não é fácil em nenhuma língua. Para formação crítica do educando é preciso que os docentes se ocupem sempre de demonstrar por atos que a leitura deve ser algo cotidiano e voltado para o crescimento pessoal do indivíduo. Só com atitudes exemplares a partir dos professores será possível incentivar os discentes a entender que esse é um processo contínuo que dará condições de um indivíduo participar ativamente numa sociedade grafocêntrica.
Adelson Sobrinho- professor de língua portuguesa - UFC.
nosleda2k20@gmail.com