No encontro de hoje ficou claro em nossas discussões que o professor de língua portuguesa precisa repensar sua prática pedagógica. Somos professores de língua materna, a mesma falada pelos nossos alunos, por esse motivo, se eles sabem se comunicar como podemos dizer que não sabem o português? Nossos alunos sabem o português, o que acontece é que eles usam apenas uma variação da língua.
Existe uma constante avaliação social que atribui prestígio ou estigma às diferentes falas. O que percebemos é que quanto maior é o letramento, mais a fala se aproxima da linguagem padrão; por outro lado, quanto menor é o letramento mais estigmatizada se torna a fala do indivíduo.
Na prática, enquanto a elite possui o domínio da língua considerada politicamente correta, a periferia é vista como aquela que fala erroneamente.
A função da escola Pós-Moderna é a de incluir nossos alunos no maior nível de letramento possível. Eles precisam conhecer a modalidade de língua considerada padrão, pois essa é a chave para um futuro melhor.
Mas a escola não pode continuar com um discurso tradicionalista, em que o professor fala 85% e ao aluno resta apenas 15%. Está na hora de equilibrar essa fala, de tornar a escola verdadeiramente interativa. Trabalhar de forma interdisciplinar é uma forma de envolver o aluno e toda equipe de professores e assim, tornar as aulas mais atraentes e mudar a cara da escola.
"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" Piaget
"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. "
(Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão)
(Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário