No nosso primeiro encontro com o escritor, tivemos a companhia de dois grandes nomes da literatura infanto-juvenil, André Neves e Jonas Ribeiro.
André Neves nasceu em Recife e mora em Porto Alegre. Formado em Relações Públicas, começou a estudar Artes Plásticas em 1995. Desde então, atua como escritor e ilustrador de suas obras e de outros autores. É arte-educador e promove palestras e oficinas sobre Literatura Infantil e Juvenil.
Jonas Ribeiro é formado em Língua e Literatura Portuguesa pela PUC/SP. Participa de vários projetos de incentivo à leitura e já percorreu mais de 648 escolas das redes pública e particular; contando histórias, ministrando cursos e divulgando seus livros.
Os dois são amigos e já publicaram livros juntos. Durante o fórum, Jonas Ribeiro contou algumas de suas histórias de forma dinâmica e interativa, utilizando a linguagem corporal e a palavra, contextualizando o cotidiano popular para dar vida às personagens de alguns de seus livros.
André Neves falou sobre as ilustrações dos seus livros, ressaltou que a ilustração é componente fundamental de uma história, ela é um auxiliar visual didático, uma verdadeira interação com o texto escrito.
Contar histórias é levar a criança e o adolescente a um mundo além da imaginação. Uma história bem contada pode despertar no aluno a vontade de ler um livro e quem sabe até de ir em busca de outras histórias que o faça viajar para outros mundos.
"Há quem diga que todas as noites são de sonhos. Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isso não tem importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado. "
(Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão)
(Shakespeare, Sonhos de Uma Noite de Verão)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário